Importante pensar na abrangência desses dois conceitos fundamentais nos estudos da Geometria.
BIDIMENSIONAL abrange ALTURA E LARGURA DE DETERMINADO OBJETO.
TRIDIMENSIONAL abrange ALTURA, LARGURA E PROFUNDIDADE DE DETERMINADO OBJETO.
Como propor aos alunos, trabalhar esses conceitos em sala de aula, de maneira que possa construir aprendizagem significativa efetivamente?
Algumas sugestões...
Recorte e colagem de formas geométricas em EVA ou papel cartaz, de maneira que o aluno possa manusear a SUPERFÍCIE PLANA, sem profundidade. (BIDIMENSIONALIDADE)
Observar esculturas (internet, site adequado), de dimensões como comprimento, largura e profundidade. Após a observação, fazer a releitura em desenhos ou pinturas.(TRIDIMENSIONALIDADE)
As atividades propostas acima, facilitam o entendimento desses conceitos pela criança, pois o pensar abstratamente, assim como o observar os objetos, sejam bidimensionais ou tridimensionai, só produzirão o conhecimento efetivo, no fazer concreto, no manuseio, no desenho, na pintura desses obhjetos. Outra proposta interessante é trabalhar com os objetos digitais, em links específicos( (http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/objetos/construir_cubinhos.htm)
A interdisciplina me propiciou refletir sobre como pode ser interessante propor aos alunos menores, de primeiro a quinto ano, construir aprendizagens referentes a conceitos de Geometria. A palavra Geometria por vezes chega assustar. Quero dizer com isso, é que ao se pensar Geometria, o que vem à mente são os infindáveis exercícios, medidas de ângulos, geometria euclidiana e por aí vai...
Estudando a Eletiva Matemática pude perceber que sim, é possível ir aproximando a criança de conceitos deGeometria, de uma maneira mais lúdica e atraente, e assim ir familiarizando a criança com esse universo.
Partindo de temas leves da Geometria. As figuras geométricas e os conceitos deBidimensionalidade e Tridimensionalidade são alguns exemplos de como despertar no aluno a curiosidade em construir aprendizagens do universo da Geometria.

Nenhum comentário:
Postar um comentário