quinta-feira, 26 de outubro de 2017

SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA



Na interdisciplina Educação de Pessoas com Necessidades Especiais, estou aprendendo sobre a História, Conceitos e Tipos de Deficiência. O texto de Izabel Maior, assim como o vídeo da autora, traz valiosas reflexões a respeito do assunto.
Quem é este sujeito deficiente? Como inclui-lo nos espaços de convivência da sociedade?
Achei muito interessante as informações que falam sobre os modelos de deficiência que predominaram na sociedade.
Na primeira metade do século XX predominava o MODELO BIOMÉDICO DA DEFICIÊNCIA, onde o deficiente era visto como incapaz, sua deficiência era consequencia de acidente ou doença, e cabia a família os esforços de participação no tratamento e reabilitação. O estado e a sociedade ficavam isentos de qualquer participação.
Nos anos 60, surge o MODELO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA, como consequência de movimentos de revindicação de direitos contra a opressão. O deficiente passa a contar com o apoio social, tendo seus direitos reconhecidos, assim como sua autonomia. Surgem as política públicas inclusivas.
Segundo Sassaki, "no modelo social da deficiência, cabe a sociedade eliminar todas as barreiras físicas, programáticas e atitudinais para que as pessoas possam ter acesso aos serviços".
Refletindo sobre os modelos, fico a pensar, e hoje, na sociedade contemporânea, como vivem os deficientes? Os deficientes inseridos na educação regular, estão de fato incluidos no espaço de aprendizagem, ou apenas frequentam o espaço? Educadores tem recebido formação necessária para entender e aceitar essa realidade?São questionamentos importantes que tenho pensado.








quarta-feira, 18 de outubro de 2017

MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO

Na interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II, estou estudando e aprendendo sobre os estádio de desenvolvimento cognitivo da criança, e consequentemente sobre o Método Clínico Piagetiano. Uma das tarefas dessa semana era ler e assistir vídeos referentes ao assunto. Após, postar no fórum Método Clínico Piagetiano. Abaixo transcrevo minha postagem, que registrei no fórum, trazendo minhas dúvidas sobre esse método de investigação.



Re: Fórum Método Clínico Piagetiano
por DENISE DOS SANTOS PRADES - quarta, 18 Out 2017, 14:49

Pelo que eu entendi, o Método Clínico Piagetiano supera o método de observação
pura, tem
o objetivo investigativo do experimentador e da sua interação com o sujeito. A con
versa entre
 ambos deve fluir livremente, porém o experimentador tem um objetivo, que é inves
tigar como a criança pensa, percebe, age e sente. Eu tenho dúvidas sobre o méto
do, por exemplo, pode-se usar o método clínico piagetiano para qualquer assunto
 que envolva aprendizagens das crianças? O objetivo é descobrir em que estádio
 de desenvolvimento cognitivo se encontra essa criança?? As escolas tem usado
 esse método para avaliar o raciocínio das crianças? São muitas as minhas dúvi
das. O assunto é muito interessante, mas será que esse método é viável em esco
las públicas, me refiro se uma professora com formação tería condições de traba
lhar com o método clínico em sala de aula ou esse método fica restrito a atendimen
to individual, a nível
 de psicopedagogia?
Resultado de imagem para imagens sobre o Metodo clinico piagetiano


quinta-feira, 12 de outubro de 2017

ENQUETE SOBRE RACISMO NA SOCIEDADE

Na interdisciplina Seminário Integrador VI, tivemos como tarefa, descrever uma situação ocorrida na escola, envolvendo discriminação. Relatei um acontecimento que envolveu duas alunas minhas e que intervi, buscando orientar e resolver o conflito.
Como prosseguimento da tarefa, construí o quadro de dúvidas temporárias e certezas provisórias referentes a situação descrita por mim.
Posteriormente, elaborei uma enquete na plataforma Survey Monkey, para buscar informações que possam eliminar as dúvidas e validar as certezas a cerca do racismo na sociedade e no contexto escolar.

ABAIXO TRANSCREVO O LINK DA MINHA ENQUETE.


ttps://pt.surveymonkey.com/r/Preview/?sm=QUf5NXr3LH9pITmxw6He3erQFZhnt_2BatQbXEk0Gie7gF7VY_2B4DxbkUEgNreEA0_2Ft

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

FÓRUM DE PSICOLOGIA/ ESTÁDIOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SEGUNDOJEAN PIAGET

Na interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II, foi solicitada a tarefa de comentar no fórum quastões referentes ao assunto. Abaixo transcrevo minha participação no fórum e aproveito para registrar, que estou gostando muito desses estudos sobre o desenvolvimento cognitivo da criança e os estádios de desenvolvimento e suas características.


A partir das leituras que foram disponibilizadas na interdisciplina, e relacionando com a minha prática pedagógica, percebo como o desenvolvimento cognitivo da criança segundo Jean Piaget se dá por constantes e  sucessivas aquisições. A idade cronológica propriamente dita, não é o que estabelece essas aquisições. Todas as crianças tem capacidade de construir suas aprendizagens a cada etapa aquisitória. Existe, segundo Piaget, uma série de fatores que vão possibilitar essas construções: maturação, experiência, transmissão social, equilibração. As crianças tem sua singularidade, portanto não devemos generalizar. devemos sim, como educadoras, respeitar o tempo de cada criança. A comparação que muitas vezes ocorre na própria sala de aula é cruel e nada tem a ver com a ética construtivista.