No eixo 8do curso de Licenciatura em pedagogia, estou cursando uma eletiva obrigatória, Matemática no Ensino Fundamental I.
Nas semanas 1 e 2 os estudos focaram em conteúdos importantes, e que na maioria das vezes tive dificuldade em traças estratégias de ensino, bem com elaborar atividades que envolvessem meus alunos nesses conteúdos. ESPAÇO E FORMA, muitas vezes confundem muito as crianças dos anos iniciais. A questão de trabalhar nos pequenos, o conceito de direção e localização no espaço só fará sentido e ajudará a criança a construir conceitos, se a criança tiver a oportunidade de vivenciar situações de representação espacial, de posição e deslocamento, dimensão, explicitando sua experiências em atividades dentro do contexto escolar e no ambiente sala de aula.
Segundo Piaget, a capacidade que a criança adquire, de deslocar-se mentalmente e de perceber o espaço de diferentes pontos de vista, são condições necessárias a coordenação espacial e nesse processo, está a origem das noçoes de direção, sentido, distância, ângulo e muitas outras essenciais à construção do pensamento geométrico.
Nesse sentido, compreendo que os estudos da eletiva de Matemática trazem uma luz à cerca de estratégias para oportunizar aos alunos experiências de ensino- aprendizagem, capazes de propiciar a construção de aprendizagens bastante significativas.
Já na semana 2, a eletiva propiciou leituras e vídeo sobre o conceito de ÁREA. Como nossas crianças entendem isso?
O texto "O metro quadrado na medida certa", a autora Célia Maria Ribeiro Baptista, ensina a calcular áreas e a fazer estimativas de uma maneira lúdica e eficiente, que envolva as crianças nesse processo de construção e entendimento do conceito de medir a si próprio e ao mundo que as cerca, para que possam resolver problemas do seu dia a dia. Atividades que passam pela experimentação e elaboração de hipóteses, levando as crianças a desenvolver a capacidade crítica, introduzindo o conceito de medidas de superfície, dando significado ao que se ensina e aprende, caracterizando o processo ensino- aprendizagem, como um processo de construtivismo.
Semana 3 chegou, disponibilizando leituras e trocas compartilhadas no fórum de experiências de aprendizagens, sobre OBJETOS SÓLIDOS e suas PLANIFICAÇÔES, oportunizando um olhar atento para LINGUAGEM BIDIMENSIONAL( altura e largura) E TRIDIMENSIONAL(altura, largura e profundidade). Ideias para trabalhar esses conceitos com os alunos, auxiliando-os a diferenciar bidimensional e tridimensional, bem como opções de trabalhar com objetos digitais, como a "Fábrica de Cubos" (já na semana 4 da eletiva), onde o aluno terá a oportunidade de experienciar a construção digital de objetos bidimensionais e tridimensional, sempre respeitando o grau de dificuldade de cada um.
Estamos entrando na semana 5 da eletiva, e novas aprendizagens chegando, sempre com o objetivo de "trazer uma luz" ao processo e à praxis docente, e consequentemente aos estudos de Matemática com os pequenos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário