As leituras, aprendizagens e atividades propostas na interdisciplina de Didática , Planejamento e Avaliação, tem sido muito significativas para mim.
Especificamente a unidade 2, referente a O que é planejar, e Planejamento, propostas de trabalho integrado.
Conhecer as propostas pedagógicas dos estudiosos da Escola Nova e elaborar uma proposta pedagógica a partir do Centro de Interesse de Decroly, me remeteu de volta a sala de aula (estou afastada, aposentada a um ano e meio), e renovou em mim a vontade de retornar as salas de aula com os pequenos.
Segundo Decroly, "a criança tem espírito de observação, basta não matá-lo".
E é exatamente esse pensamento que define a essência de se desenvolver uma proposta pedagógica a partir de Centros de Interesse da criança. Nesse tipo de trabalho, a criança é que vai conduzir o próprio aprendizado. A participação, iniciativa e criatividade da criança vai conduzir a busca da construção das aprendizagens. O trabalho em grupos é valorizado, pois possibilita as trocas entre os pares. Os Centros de Interesse possibilitam situações de integração com o meio, partindo de dados, fatos e situações concretas e reais da vida da criança.
Para o educando, os Centros de Interesse permitem a observação do aluno, e uma avaliação integral e contínua de seu desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário