terça-feira, 16 de maio de 2017

ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Iniciamos  os estudos, na interdisciplina Organização do ensino fundamental.Como primeira atividade, foi disponibilizado um vídeo para assistirmos, com a fala do professor Cury. Nesse vídeo, o professor relata sobre a construção da LDBEN, traçando um painel dos anos que precederam o lançamento dessa lei.
Dois tópicos particularmente, me chamaram a atenção.O que trata sobre o início do desprestígio da carreira do Magistério. O professor Cury faz uma relação com os acontecimentos de 1967, quando a obrigatoriedade do ensino gratuito, se estendeu de quatro para oito anos. Foram necessárias mais escolas devido a demanda que essa determinação impunha. Ocorre, que não havia mais o financiamento vinculado. Então de onde sairia o dinheiro para a construção das escolas? Exatamente do arroxo no salário dos professores. Isso me leva a refletir, no tempo que só fez desvalorizar ainda mais a carreira do Magistério., sendo que hoje se assiste, toda sorte de políticos e gestores discursando em prol da valorização dos professores. Hipocrisia, nada mais!
Outro tópico que me fez refletir bastante, assistindo a fala do professor Cury, se refere as mudanças na lei do ensino médio.Até então, todo o cidadão deve ter o ensino médio geral, e ao mesmo tempo, aqueles que quiserem obter diploma de ensino profissionalizante terão que ter o diploma de ensino médio. Com a nova lei 13.415,, serão três disciplinas obrigatórias, sendo essas objeto de avaliaçãoi classificatória em provas, como o Enem por exemplo. Então eu questiono, assim como o professor Cury:Qual o foco afinal? Cidadania ou avaliação classificatória?
reforma-do-ensino-medio-pode-criar-novo-modelo-de-enem

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário