Ensino e Pesquisa nos anos iniciais
Pesquisar, procurar, buscar informações, livros, revistas, internet, pessoas... Sempre que proponho uma pesquisa aos meus alunos de quarto e quinto anos, falo a eles exatamente essa frase acima! A importância do "correr atrás" do conhecimento, tendo a mim como professora, uma parceira, orientando o trabalho deles! Outra questão importante, e que sempre coloco para eles, é de que, na pesquisa é importante que a ideia deles esteja presente. O espírito crítico, as experiências e vivencias também.
Aqui é importante ressaltar, que a pesquisa pode e deve estar presente do dia a dia na sala de aula, não necessariamente em trabalhos esporádicos.
Qual o objetivo de inserir a pesquisa no processo ensino- aprendizagem?
Desenvolver a autonomia, a capacidade de pensar, refletir, lançar hipóteses, dúvidas, fazendo com que o aluno seja o construtor da aprendizagem. Reinventando a sua aprendizagem,, transformando o velho conhecimento em novo conhecimento.
Como surge a pesquisa?
Penso que qualquer conteúdo que esteja sendo desenvolvido em sala de aula, pode gerar objeto de pesquisa! Tudo de acordo com a faixa etária da turma, com certeza. E a professora como mediadora. Não adianta propor ao aluno determinada situação de pesquisa e esperar. Cabe a professora, organizar esse trabalho, disponibilizando biblioteca, vídeos, sites da internet, indicando pessoas que podem ajudar no trabalho.
E os resultados dessa prática?
Com certeza,a consequência mais imediata e positiva, será o desenvolvimento da capaci-
dade de pensar, trocar ideias, vivenciar a aprendizagem de fato! Uma aprendizagem mais significativa para aluno e professor. Nesse processo, todos aprendem juntos. E não é necessário iniciar essa prática nos anos finais do ensino fundamental. Já nos anos iniciais é possível, dentro das possibilidade e da realidade de cada turma, de cada escola, iniciar esse trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário