domingo, 30 de junho de 2019

REFLETINDO A SEMANA 7 DO ESTÁGIO CURRICULAR...

Semana de muitas aprendizagens, de muito trabalho também! As atividades referentes aos PPAs, renderam construções bem significativas, no sentido de contextualização das descobertas realizadas. A confecção dos livros sobre os temas foi trabalhosa, e ainda está em andamento. Reúne informações bem objetivas dos aspectos mais importantes descobertos pelas crianças. 

       Não posso deixar de registrar novamente, o quanto o trabalho com projetos é motivador e tenho certeza, produz aprendizagens que não serão esquecidas pelas crianças. Penso que, lá adiante, quando eles lembrarem desses momentos de aprendizagem, essas descobertas os acompanharão. Isso é muito mais do que se possa imaginar! Isso é cultura pra vida toda!

       Nessa semana, uma aluna fez comentário que comprova, o quanto os PPAs fazem uma revolução na maneira de ensinar e aprender. Ela comentou, "profe, os meus pais me ajudaram muito nessa fase"! Ouvir esses comentários, é perceber o quanto está sendo produtivo esse trabalho! E eu fico me perguntando...               PORQUE A ESCOLA PÚBLICA AINDA TEM RESISTÊNCIA EM DESENVOLVER PROJETOS PEDAGÓGICOS DE APRENDIZAGEM? Em algumas escolas, em determinadas turmas, se vê projetos isolados. Os professores tem dificuldade em aceitar que a partir do trabalho com PPAs, é possível sim transformar sua práxis pedagógica, numa práxis mais significativa, que produz frutos, que desperta nos alunos a disposição e a vontade de aprender. Fato que se ouve muito nas salas de professores de escola pública, "os alunos não querem nada com nada", ou "eles não sabem nada", ou "preferem o celular à sala de aula e aprendizagem". E por aí vai...                         EU TENHO FEITO TANTAS DESCOBERTAS! AGORA, DEPOIS DE TANTOS ANOS DE DOCÊNCIA!               Parece que deu uma luz! E me trouxeram o que já afirmava Paulo Freire, "a alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo de busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."

       Tudo isso, graças ao trabalho com PPAs. Estou vivenciando diariamente os resultados desse trabalho. O interesse dos alunos, e justamente por quê os temas partiram deles, nada foi imposto. O ânimo, a boa vontade, a participação, o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico, o real proveito que se pode fazer das tecnologias, usando-as em favor do ensino- aprendizagem. Meu celular com internet em sala de aula, por exemplo! Ajudando nas informações, as crianças estão percebendo o quanto isso é uma ferramenta de apoio. Os vídeos que foram gravados e agora nós vamos assistir e levar para a nossa exposição!Efetivamente, isso é aliar a tecnologia com o processo de aprendizagens. Concluindo minha reflexão da semana, gostaria de registrar, que os conteúdos obrigatórios não estão sendo ignorados. Os próprios PPAs, implicam em desenvolvê-los! Leitura, escrita, ortografia, Ciências, Geografia, História...Todos esses conteúdos citados estão inseridos nos nossos PPAs.Uma questão que me chamou bastante atenção, é o fato de que meus alunos estão mais centrados nas aulas de Matemática. Percebi que não estão apresentando dificuldades relevantes em realizar cálculos de multiplicação e nem de divisão, que normalmente causam mais ansiedade na criança. Estou quase convencida de que isso TAMBÉM deve ser resultados do trabalho com os PPAs! Cognitivamente percebo uma melhora a cada dia, nessas crianças. Vou citar um exemplo pra comprovar o que digo... Trabalhando a divisão, eu passei exercício de cálculos, com dividendo em centenas e unidade de milhar. Eu esperava que as crianças encontrassem bastante dificuldade. Me surpreendi, pois quase todos efetuaram corretamente esses cálculos. O mesmo tem se repetido no trabalho com problemas matemáticos. Conseguem resolver, com algumas exceções, de alunos com alguma dificuldade. Nesses casos eu tenho auxiliado individualmente.

Hoje posso afirmar, sem dúvida nenhuma: EU ACREDITO NOS TRABALHO COM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE APRENDIZAGENS. ESSE É O CAMINHO MAIS SIGNIFICATIVO, MAIS MOTIVADOR, MAIS LEVE E QUE PRODUZ NOVOS SABERES DE FATO. MAS TEM QUE QUERER! DÁ TRABALHO? SIM. PORÉM, TUDO É COMPENSADO PELA SATISFAÇÃO DE VER O PROCESSO FLUINDO, TEUS ALUNOS APRENDENDO, CONSTRUINDO E PRINCIPALMENTE, SEM AQUELA OBRIGAÇÃO MASSANTE DE DECORAR E  COPIAR , DECORAR E COPIAR, QUE NÃO LEVA À NADA, SÓ CANSAÇO.

       VAMOS EM FRENTE!   

                                                Abaixo, algumas imagens da semana 7, do trabalho sobre ortografia, sons da letra x...







   







      

   

                                                







   

        







  

Nenhum comentário:

Postar um comentário