domingo, 26 de maio de 2019

CONSIDERAÇÕES SOBRE MEU ESTÁGIO/PARTE 2

      Refletindo sobre o trabalho com a turma, durante a segunda semana de estágio, é importante registrar o quanto essas crianças tem potencial. Digo isso, porquê quando cheguei na escola e assumi o quarto ano, ouvi comentários sobre o quanto eles estavam atrasados em conteúdos, as dificuldades referentes a indisciplina de alguns alunos, turma agitada e que devido a terem ficado vinte dias sem aulas, em casa pela falta de professora. Ouvir as pessoas é importante, não resta dúvida, porém, mais importante é observar e vivenciar a realidade do qua acontece. Assim penso.



      Foi uma semana produtiva! Essa questão de mesclar atividades mais lúdicas, como a dinâmica dos sinônimos, o quebra- cabeça de texto por exemplo, motiva as crianças e é tão mais fácil aprender brincando!
Quero registrar que me surpreendi com o resultado da atividade "Quebra- cabeça de texto". Tinha dúvidas sobre se as crianças conseguiriam montar o texto tal qual o original. Mas conseguiram. Foi muito legal essa atividade. Eles participaram e no final, alegria geral, com direito a salva de palmas por terem montado o texto corretamente.
E OS PPAs?  



      Observo um interesse nos grupos e bastante curiosidade de aprender sobre o tema escolhido, mas também sinto que alguns grupos estão mais engajados. Acredito que seja assim mesmo. Uma questão importante a se considerar, é que essas crianças nunca foram estimuladas a pesquisar, a buscar informações, muito menos trabalhar com modelo de Projeto de Aprendizagem. Mas tudo na vida tem a primeira vez!

      Eu acredito no trabalho com PPAs, acredito e aposto que no final desse processo, as crianças terão construído algumas aprendizagens. Certamente que, o caminho é longo, dúvidas continuarão a fazer parte, mas só o fato de vivenciar o processo de busca do aprender e de compartilhamento dessa busca, vai fazer toda a diferença. É a construção da autonomia na criança. Construção do significado de cooperação, de organização, de trabalho em equipe. Então, na minha opinião, isso por si só, já terá sido um avanço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário