sábado, 15 de dezembro de 2018

ELETIVA /MATEMÁTICA DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ESPAÇO E FORMA NAS SÉRIES INICIAIS


Na interdisciplina eletiva de Matemática e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, uma questão importante e que tem me feito refletir à cerca de como trabalhar conceitos de Espaço e Forma com as crianças dos anos iniciais. A questão do ensino de Geometria, muitas vezes relegado a segundo plano, tendo em vista que nos anos iniciais, o que se vê, sobretudo no ensino público, é uma tendência a um ensino de Matemática, centrado nas quatro operações matemáticas.

Importante uma reflexão no quanto a geometria está presente na vida de todos nós, e principalmente no quanto a geometria auxilia as crianças a entender melhor outros conceitos matemáticos que posteriormente a criança vai se deparar. Nesse sentido, a eletiva me ajudou a compreender que os estudos de Geometria devem fazer parte dos meus planejamentos, levando para dentro do espaço da sala de aula, vivências e aprendizagens que evidenciem esse conceito para as crianças.

Sobre isso, a leitura e estudo do texto Espaço, Forma e Criança, de Célia Pires, disponibilizado na interdisciplina eletiva de Matemática, trouxe as contribuições das teorias piagetianas, relativas à estruturação espacial da criança. Piaget afirma que essa estruturação se inicia  pela constituição do próprio corpo da criança. A criança usa o próprio corpo para se orientar, tomando consciência de movimentos e deslocamentos.
Nessa etapa, desenvolver atividades que envolvam as crianças, no sentido de desenvolver a coordenação espacial, tendo o seu corpo como referência e ao mesmo tempo o espaço ao redor. A criança vai desenvolvendo noções elementares de geometria como, direção, distância, deslocamento, ângulos, formas. Nesse sentido a criança vai construindo o pensamento geométrico.

Abaixo trânscrevo uma das atividades propostas por mim, para trabalhar o conceito de espaço e deslocamento com as crianças:


Primeiro abordaria o assunto, perguntando aos alunos, como são calculadas as medidas, se conhecem a fita métrica, ou outros objetos usados para fazer medidas de área e de comprimento.Após ouvir e participar da conversa sobre o assunto, eu proporia uma atividade para compararmos a extensão da sala de aula, usando as partes do corpo, como as pernas, os palmos por exemplo. Alguns alunos, escolhidos por eles mesmos( podem realizar essa atividade em pequenos grupos), calculariam ao tamanho da sala de lado a lado, contando passos largos. Depois usando os palmos das mãos fariam o mesmo processo. Registrando os resultados (quantos passos, quantos palmos). Após essa atividade, faríamos comparações, observando as diferenças nos resultados.Primeiro abordaria o assunto, perguntando aos alunos, como são calculadas as medidas, se conhecem a fita métrica, ou outros objetos usados para fazer medidas de área e de comprimento.Após ouvir e participar da conversa sobre o assunto, eu proporia uma atividade para compararmos a extensão da sala de aula, usando as partes do corpo, como as pernas, os palmos por exemplo. Alguns alunos, escolhidos por eles mesmos( podem realizar essa atividade em pequenos grupos), calculariam ao tamanho da sala de lado a lado, contando passos largos. Depois usando os palmos das mãos fariam o mesmo processo. Registrando os resultados (quantos passos, quantos palmos). Após essa atividade, faríamos comparações, observando as diferenças nos resultados.

Na próxima postagem, abordarei outros aspectos importantes sobre esse assunto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário