REFLEXÕES E APRENDIZADOS...
A entrada das novas disciplinas no curso, tem me levado a refletir e repensar minha prática docente.
A interdisciplina Escola Cultura e Sociedade realmente está sendo uma "lavagem de cultura!, uma "enxurrada de cultura"!
Quando eu estudei Pedagogia na Fapa, e lá se vão muitos anos, na cadeira de Sociologia da Educação, eu li muitos pensadores, filósofos, pedagogos. Mas depois que eu "evadi" da universidade, sem me formar, nunca mais tive a oportunidade destas leituras.
Agora com o Pead, e com a interdisciplina, estou voltando as origens, digamos assim!
Não vou dizer que esta sendo fácil. Confesso que acho os textos longos e por vezes "difíceis" de acompanhar. Mas estou me esforçando. Na verdade, acredito que postar os trabalhos está sendo mais complicado até do que as leituras propriamente ditas.
As leituras estão me levando a "um novo olhar" para minha prática pedagógica. Por vezes, me pego pensando em sala de aula..."Esse aluno que está sentado na cadeira, trabalhando, pensando, escrevendo, o que ele tem de conhecimento, que por vezes fica ali dentro escondido, abafado".
Ou então, penso..."Em que realmente vai acrescentar, um somatório de pontos a esse aluno ou aluna? Mas um esforço, um pequeno avanço, uma pequena conquista desse aluno e que fica evidente pra mim, mas principalmente pra ele em seu aprendizado, isso sim importa, isso é o que faz ele avançar!"
A escola PODE e DEVE exercer ser papel! A escola deve ser um lugar em que as pessoas tenham o compromisso e o prazer de aprender e ensinar! A escola tem que se reciclar, tem que gerar um movimento constante de auto avaliação, em todos os seus espaços!A escola deve ser um lugar aberto a novas possibilidades de cultura, jamais espantar os alunos e sim inclui-los em seu espaço.
Mas uma coisa muito importante, a escola não deve abrir mão de impor limites, de valorizar ética e valores!
O ser humano precisa deles para crescer!
Denise
ResponderExcluirQue ótimo que fazes relação do que lê com atua prática, é uma ação inevitável, pois estamos sempre vendo maneiras de melhorarmos a nossa ação.
Rever autores como falas também é muito bom, pois as nossas concepções, visões conceitos, e até mesmo nós mesmos mudamos com as releituras.
Bons estudos!
É verdade Luciane, essas leituras nos fazem ver o mundo, a escola e a sala de aula com outro olhar.Um olhar mais atento, mais doce, mais flexível. É assim que sinto!
ResponderExcluir