COPISTAS NÃO! PENSADORES SIM!
Eu tenho conversado bastante com meus alunos do quinto ano. Entre eles pré adolescentes e adolescentes, muitos tri repetentes ou que evadem, retornam, evadem de novo e por aí vai...
Esse ano lá na escola tem dois quintos anos. Eu assumi justamente o quinto totalmente heterogêneo. Digo isto porque tenho alunos de várias idades e níveis de aprendizagem.
Diariamente tento mostrar a eles que o que pensam faz a diferença sim! Que eles tem ideias, e que tem conhecimento. Que devem parar de ter medo de expor seus pensamentos, suas opiniões.
Observo que tem dado resultado. No início do ano ninguém queria se manifestar quando surgia um assunto, muitas vezes a respeito de textos que estávamos trabalhando em aula, ou até algum conteúdo de outra disciplina. Nessa semana pude notar que os alunos estão mais participativos.Estão "aceitando" que podem sim falar o que sabem, mesmo que muitas vezes não seja exatamente o correto no momento. Mas só a participação, a perda do medo de falar, isso por si já mostra uma evolução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário