quinta-feira, 28 de maio de 2015

UMA NOVA REFLEXÃO...

Na aula presencial da semana (25/5/15), interdisciplina Corporeidade, pude refletir sobre o que foi visto e falado.
Não existe apenas uma resposta correta para uma questão colocada em sala de aula com nossos alunos. Vai depender da vivência ,da maneira como cada um sente e pensa cada questão.
No ensino tradicional, nós professores temos a tendência de reconhecer apenas A RESPOSTA CERTA...Ledo engano! Um novo olhar a essa questão devemos ter!Cada ser é único e no final das contas cada ser demonstra seu conhecimento da maneira que vivencia. Basta que nós educadores nos
apercebamos destes saberes.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

PASSEIOS SOCIALIZAM E INTEGRAM PROFE E ALUNOS!




Levei meus alunos do quinto ano para visitar a fábrica da Coca Cola. Momentos de descontração
e divertimento. Podemos conhecer a história , bem como o processo de fabricação da bebida.
Lá, durante a visita algumas regrinhas tiveram que ser seguidas...
Em alguns momentos eles poderiam fotografar e filmar, em outros momentos estavam proibidos de fotografar.
Mais uma vez as crianças constataram que fora da escola também existem regras a serem seguidas!

quarta-feira, 20 de maio de 2015

REPENSANDO MINHA PRÁTICA

Eu não nego, sempre me considerei uma professora exigente, muitas vezes pouco flexível...
O que quero dizer com isto? Sendo bem objetiva, o aluno não havia feito o tema, ou não havia entregado determinado trabalho em data combinada anteriormente.Eu não aceitava depois da data marcada, descontava nota...
Estou sentindo uma notável mudança em mim.E isso aconteceu desde que estou lendo os textos das interdisciplinas do Pead.
Não é forçado, é natural essa modificação na minha prática! Por que não tive essa chance antes. Tenho a certeza de que muito contribui nesses anos que tenho lecionado. Também tenho certeza de que ninguém muda completamente assim de repente. Mas nossos conceitos epráticas podem e devem ser repensadas sempre!
COPISTAS NÃO! PENSADORES SIM!

Eu tenho conversado bastante com meus alunos do quinto ano. Entre eles pré adolescentes e adolescentes, muitos tri repetentes ou que evadem, retornam, evadem de novo e por aí vai...
Esse ano lá na escola tem dois quintos anos. Eu assumi justamente o quinto totalmente heterogêneo. Digo isto porque tenho alunos de várias idades e níveis de aprendizagem.
Diariamente tento mostrar a eles que o que pensam faz a diferença sim! Que eles tem ideias, e que tem conhecimento. Que devem parar de ter medo de expor seus pensamentos, suas opiniões.
Observo que tem dado resultado. No início do ano ninguém queria se manifestar quando surgia um assunto, muitas vezes a respeito de textos que estávamos trabalhando em aula, ou até algum conteúdo de outra disciplina. Nessa semana pude notar que os alunos estão mais participativos.Estão "aceitando" que podem sim falar o que sabem, mesmo que muitas vezes não seja exatamente o correto no momento. Mas só a participação, a perda do medo de falar, isso por si já mostra uma evolução.

domingo, 10 de maio de 2015

REFLEXÕES E APRENDIZADOS...

A entrada das novas disciplinas no curso, tem me levado a refletir e repensar minha prática docente.
A interdisciplina Escola Cultura e Sociedade realmente está sendo uma "lavagem de cultura!, uma "enxurrada de cultura"!
Quando eu estudei Pedagogia na Fapa, e lá se vão muitos anos, na cadeira de Sociologia da Educação, eu li muitos pensadores, filósofos, pedagogos. Mas depois que eu "evadi" da universidade, sem me formar, nunca mais tive a oportunidade destas leituras.
Agora com o Pead, e com a interdisciplina, estou voltando as origens, digamos assim!
Não vou dizer que esta sendo fácil. Confesso que acho os textos longos e por vezes "difíceis" de acompanhar. Mas estou me esforçando. Na verdade, acredito que postar os trabalhos está sendo mais complicado até do que as leituras propriamente ditas.
As leituras estão me levando a "um novo olhar" para minha prática pedagógica. Por vezes, me pego pensando em sala de aula..."Esse aluno que está sentado na cadeira, trabalhando, pensando, escrevendo, o que ele tem de conhecimento, que por vezes fica ali dentro escondido, abafado".
Ou então, penso..."Em que realmente vai acrescentar, um somatório de pontos a esse aluno ou aluna? Mas um esforço, um pequeno avanço, uma pequena conquista desse aluno e que fica evidente pra mim, mas principalmente pra ele em seu aprendizado, isso sim importa, isso é o que faz ele avançar!"

A escola PODE e DEVE exercer ser papel! A escola deve ser um lugar em que as pessoas tenham o compromisso e o prazer de aprender e ensinar! A escola tem que se reciclar, tem que gerar um movimento constante de auto avaliação, em todos os seus espaços!A escola deve ser um lugar aberto a novas possibilidades de cultura, jamais espantar os alunos e sim inclui-los em seu espaço.
Mas uma coisa muito importante, a escola não deve abrir mão de impor limites, de valorizar ética e valores!
O ser humano precisa deles para crescer!



domingo, 3 de maio de 2015

EM TEMPO!

Incrível como esse curso está me levando a repensar sobre minha prática pedagógica!
Mas também me levando a pensar na educação como um todo, no contexto de uma sociedade capitalista.