domingo, 30 de junho de 2019

PRODUÇÕES GRÁFICO- PLÁSTICAS/ QUARTO ANO

       Nesse semestre, estou desenvolvendo PPAs com meus alunos de quarto ano. Os Projetos de Aprendizagens, partiram do interesse das crianças, e contemplam a interdisciplinariedade. Paralelo ao trabalho com pesquisa, uso de tecnologias, e todos os suportes e apoios vivenciados na construção dos projetos, realizamos atividades referentes à interdisciplina de Artes Visuais.
        Especificamente, no bloco 4, referente às produções Gráfico- Plásticas das crianças, optei por desenvolver atividade usando materiais diversos. Para realizar atividade dentro dos trabalhos com os projetos, na meta 4, contextualização das diversas aprendizagens, as crianças produziram trabalhos com tinta, lápis de côr, tendo como material bandejas de papelão, diferente de outros materiais a que estão acostumados a pintar.
       As crianças se reuniram por grupos dos temas dos PPAs, TORRE EIFFEL, ANIMAIS EM EXTINÇÃO (CERVO DO PANTANAL E    TUBARÃO- TIGRE, CURIOSIDADES DA LUA, DO SOL, DA TERRA0, LOSANGELES( CALÇADA DA FAMA), CULINÁRIA,E EU PROPUS QUE AS CRIANÇAS criassem livremente IMAGENS RELACIONADAS AOS TEMAS DOS PROJETOS CONTEMPLADOS. pROPUS QUE NÃO SE PREOCUPASSEM COM O POLITICAMENTE CORRETO, OU A PERFEIÇÃO EM DETALHES, MAS SIM, DEIXASSEM FLUIR AS IMAGENS E POSTERIORMENTE REGISTRASSEM NA TELA (BANDEJA) , USANDO OS PINCÉIS E TINTAS, E LÁPIS COLORIDOS.

ALGUNS COMENTÁRIOS AO LONGO DASPRODUÇÕES...

Uma aluna (J), " profe posso pintar ao redor da bandeja?"
Minha resposta, " podes pintar livremente, como achares melhor"

Um aluno ( A), "pintar no papelão é melhor, parece que a tinta aparece mais"
Um aluno (V), " posso misturar tinta e lápis de cor ao pintar?"
Minha resposta, "tens liberdade na tua criação"

Uma aluna (M), "profe vou desenhar as comidas a lápis, em todo a volta da bandeja e depois pintar as comidas com tinta colorida, pode ser assim".
Minha resposta, " vai ficar lindo!!".



                    ALGUMAS REFLEXÕES IMPORTANTES...

       Percebi que as crianças ainda tem  resistência em realizar atividades de pintura em materiais diferentes daqueles como folha de ofício ou similar. No módulo 4, assim como no módulo 3, em que realizei a pintura em vidro, as crianças iniciaram com certa insegurança, depois os trabalhos fluiram e as produções foram aparecendo.
       Também percebi que, as crianças parece seguirem determinados padrões na pintura de imagens por exemplo. Mesmo a proposto do módulo 4, da pintura em alusão aos temas dos projetos, elas poderiam criar a partir desses temas, fazendo referência, mas não necessariamente reproduzindo imagens fielmente!
       Penso, que é necessário mudar o foco do trabalho em Artes, fugir dos padrões impostos. O que quero dizer com isso? Levar Arte para dentro da escola e da sala de aula de maneira mais livre, e oportunizando às crianças, momentos de pura criação, usando materiais distintos. As crianças parece que tem medo de produzir Arte, muitas ainda tem a ideia de que só faz Arte quem sabe desenhar, quem sabe pintar, quem sabe produzir com perfeição. Importante mudar esse paradigma.
       A Arte Contemporânea contempla todo tipo de produção!! Seja o material mais simples do dia a dia. Então é isso! Bora propiciar às crianças vivências significativas em Arte!


ABAIXO IMAGENS DAS PRODUÇÕES DA TURMA 43  








REFLETINDO A SEMANA 7 DO ESTÁGIO CURRICULAR...

Semana de muitas aprendizagens, de muito trabalho também! As atividades referentes aos PPAs, renderam construções bem significativas, no sentido de contextualização das descobertas realizadas. A confecção dos livros sobre os temas foi trabalhosa, e ainda está em andamento. Reúne informações bem objetivas dos aspectos mais importantes descobertos pelas crianças. 

       Não posso deixar de registrar novamente, o quanto o trabalho com projetos é motivador e tenho certeza, produz aprendizagens que não serão esquecidas pelas crianças. Penso que, lá adiante, quando eles lembrarem desses momentos de aprendizagem, essas descobertas os acompanharão. Isso é muito mais do que se possa imaginar! Isso é cultura pra vida toda!

       Nessa semana, uma aluna fez comentário que comprova, o quanto os PPAs fazem uma revolução na maneira de ensinar e aprender. Ela comentou, "profe, os meus pais me ajudaram muito nessa fase"! Ouvir esses comentários, é perceber o quanto está sendo produtivo esse trabalho! E eu fico me perguntando...               PORQUE A ESCOLA PÚBLICA AINDA TEM RESISTÊNCIA EM DESENVOLVER PROJETOS PEDAGÓGICOS DE APRENDIZAGEM? Em algumas escolas, em determinadas turmas, se vê projetos isolados. Os professores tem dificuldade em aceitar que a partir do trabalho com PPAs, é possível sim transformar sua práxis pedagógica, numa práxis mais significativa, que produz frutos, que desperta nos alunos a disposição e a vontade de aprender. Fato que se ouve muito nas salas de professores de escola pública, "os alunos não querem nada com nada", ou "eles não sabem nada", ou "preferem o celular à sala de aula e aprendizagem". E por aí vai...                         EU TENHO FEITO TANTAS DESCOBERTAS! AGORA, DEPOIS DE TANTOS ANOS DE DOCÊNCIA!               Parece que deu uma luz! E me trouxeram o que já afirmava Paulo Freire, "a alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo de busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."

       Tudo isso, graças ao trabalho com PPAs. Estou vivenciando diariamente os resultados desse trabalho. O interesse dos alunos, e justamente por quê os temas partiram deles, nada foi imposto. O ânimo, a boa vontade, a participação, o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico, o real proveito que se pode fazer das tecnologias, usando-as em favor do ensino- aprendizagem. Meu celular com internet em sala de aula, por exemplo! Ajudando nas informações, as crianças estão percebendo o quanto isso é uma ferramenta de apoio. Os vídeos que foram gravados e agora nós vamos assistir e levar para a nossa exposição!Efetivamente, isso é aliar a tecnologia com o processo de aprendizagens. Concluindo minha reflexão da semana, gostaria de registrar, que os conteúdos obrigatórios não estão sendo ignorados. Os próprios PPAs, implicam em desenvolvê-los! Leitura, escrita, ortografia, Ciências, Geografia, História...Todos esses conteúdos citados estão inseridos nos nossos PPAs.Uma questão que me chamou bastante atenção, é o fato de que meus alunos estão mais centrados nas aulas de Matemática. Percebi que não estão apresentando dificuldades relevantes em realizar cálculos de multiplicação e nem de divisão, que normalmente causam mais ansiedade na criança. Estou quase convencida de que isso TAMBÉM deve ser resultados do trabalho com os PPAs! Cognitivamente percebo uma melhora a cada dia, nessas crianças. Vou citar um exemplo pra comprovar o que digo... Trabalhando a divisão, eu passei exercício de cálculos, com dividendo em centenas e unidade de milhar. Eu esperava que as crianças encontrassem bastante dificuldade. Me surpreendi, pois quase todos efetuaram corretamente esses cálculos. O mesmo tem se repetido no trabalho com problemas matemáticos. Conseguem resolver, com algumas exceções, de alunos com alguma dificuldade. Nesses casos eu tenho auxiliado individualmente.

Hoje posso afirmar, sem dúvida nenhuma: EU ACREDITO NOS TRABALHO COM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE APRENDIZAGENS. ESSE É O CAMINHO MAIS SIGNIFICATIVO, MAIS MOTIVADOR, MAIS LEVE E QUE PRODUZ NOVOS SABERES DE FATO. MAS TEM QUE QUERER! DÁ TRABALHO? SIM. PORÉM, TUDO É COMPENSADO PELA SATISFAÇÃO DE VER O PROCESSO FLUINDO, TEUS ALUNOS APRENDENDO, CONSTRUINDO E PRINCIPALMENTE, SEM AQUELA OBRIGAÇÃO MASSANTE DE DECORAR E  COPIAR , DECORAR E COPIAR, QUE NÃO LEVA À NADA, SÓ CANSAÇO.

       VAMOS EM FRENTE!   

                                                Abaixo, algumas imagens da semana 7, do trabalho sobre ortografia, sons da letra x...







   







      

   

                                                







   

        







  

sexta-feira, 21 de junho de 2019

LINGUAGEM GRÁFICO- PLÁSTICA DAS CRIANÇAS

Na interdisciplina de Artes Visuais, foi proposta a atividade para desenvolver a linguagem gráfico-plástica das crianças.
Levei para a sala de aula, a proposta de pintura em embalagens de vidro vazias, utilizando tinta guache e pincéis de tamanhos diversos. Também foi disponibilizado gliter para dar um toque de brilho às produções.
Observei que as crianças tem dificuldade em deixar-se guiar pela imaginação ou sensibilidade. As pinturas produzidas mostraram uma mistura de cores e algumas formas. Percebi a dificuldade de algumas crianças em criar, e assim passaram a usar os pincéis aleatoriamente

Abaixo algumas produções...








sábado, 15 de junho de 2019

ARTE CONTEMPORÂNEA/ QUARTO ANO



 Na interdisciplina de Artes Visuais e Educação, no módulo 2, foi proposto, que desenvolvessemos um planejamento, tendo como foco o uso de materiais diversos.
As crianças e a Arte Contemporânea. Abordei o assunto junto aos meus alunos do quarto ano do ensino fundamental, de uma escola pública, direcionando para uma reflexão sobre o que seria arte contemporânea para eles. Passei um vídeo onde alguns artistas falavam sobre arte e disponibilizavam imagens para observação. A partir daí, propus às crianças, que trouxessem materiais variados para a sala de aula, mas sugeri trazerem rolos de papael higiênico vazios. Deixei que as crianças construíssem arte livremente. Os resultados abaixo... 











SEMANA 5/ REFLETINDO...

 Mais uma semana de bastante trabalho, sobretudo em relação ao desenvolvimento dos PPAs. Realizamos nossa "Roda de Conversa", momento de bastante participação das crianças, de trocas e compartilhamentos. Especificamente na questão da construção do Plano de Ação, quando as crianças puderem explicitar o que gostariam de fazer para contextualizar as aprendizagens e descobertas. A opção por construir maquetes, foi sem dúvida uma unanimidade!! Alguns grupos combinaram mais estratégias de busca de informações. O grupo da "Culinária", resolveu fazer uma enquete para descobrir quais as preferências culinárias de crianças, adultos e idosos. Com esses dados, eles montarão um gráfico mostrando as preferências. O grupo de "Los Angeles", quer mostrar num painel exatamente como é visualizada a Calçada da Fama. Buscamos imagens na internet (através do meu celular) e as crianças puderam observar. O grupo da "Torre Eifaal sentiu necessidade de assistir mais alguns vídeos sobre a torre por dentro, descobriram que existe uma lancheria lá dentro!

       Falamos sobre os materiais que poderiam usar na construção das maquetes, todos deram sugestões, eu inclusive!Na "Roda de Conversa", sugeri que os grupos se organizassem para gravar vídeos sobre as respectivas aprendizagens, expliquei sobre a importância de estarem  seguros sobre as informações que gostariam de transmitir via vídeo, sugeri assistirmos um vídeo escolar do youtube, em que um garoto estudante de quarto ano, apresenta seu trabalho e suas aprendizagens, através da gravação de um vídeo. Posteriormente fomos à biblioteca da escola e passei o vídeo aos meus alunos.     

       Foi bastante produtivo pois as crianças visualizaram como deve ser uma gravação, com ambiente adequado, segurança no momento de transmitir suas aprendizagens e principalmente, clareza e tom de voz adequado. Ficou combinado com a bibliotecária da escola, que os vídeos dos PPAs serão gravados na biblioteca, pois é um ambiente adequado e motivador. A bibliotecária também se dispôs, a gravar os grupos trabalhando na construção das maquetes, em sala de aula. É muito bom poder contar, com a parceria de outros setores da escola!

domingo, 9 de junho de 2019

REFLETINDO SOBRE A SEMANA 4...

A semana 4 foi especial e motivadora...


      Me refiro à construção dos Mapas Conceituais, pelos grupos dos PPAs. Conversamos bastante e dei exemplos de como se constrói um Mapa Conceitual. Depois os grupos partiram para o trabalho de elaboração dos seus Mapas. Cada qual teve liberdade de usar palavras, imagens, desenhos. Sempre devo ressaltar que, tudo é novo para essas crianças, no que se refere ao trabalho com Projeto de Aprendizagens. Mas as crianças já tem me solicitado, que no final desses PPAs, possamos trabalhar novamente com PPAs. Gostaram apesar dos poucos recursos, falo em termos de internet disponível. Se bem que nessa semana, parece que alguns poucos computadores do Laboratório de Informática, estão com acesso à internet. Mas vamos construindo essas aprendizagens, com as tecnologias acessíveis. Em sala de aula, tenho acessado a internet através do meu celular, e ao circular nos grupos de PPAs, vou disponibilizando informações e ´reforçando as certezas sobre os temas estudados pelas crianças.

      Quanto a buscar a colaboração de professores das outras áreas, como Ciências, Geografia, que caberiam dentro dos assuntos de pesquisa das crianças, sinto dificuldades. Os professores estão sempre na correria, a maioria dando aulas em duas, três escolas. Além da questão da disponibilidade, há também a questão do querer ajudar. Não sinto muita abertura nessa questão, e o fato de estar na escola a pouco tempo, parece que não contribui. Por outro lado, temos recebido contribuição e apoio da bibliotecária, se dispondo a baixar vídeos sobre os assuntos de pesquisa e colaborando com algumas informações. Vamos em frente, chegando na Meta 5 na próxima semana!

 

SOBRE O TRABALHO COM FÁBULAS...

 

       As atividades desenvolvidas com as crianças sobre as Fábulas, aconteceram como o planejado. Os livros com figuras bastante coloridas e as histórias envolvendo animais, despertaram interesse nas crianças. A atividade de dramatização, transmitindo o ensinamento moral da fábula, foi lúdico e interessante. As crianças gostaram bastante.

 

E SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA?

       Levei as crianças na biblioteca para assistirem alguns vídeos de Arte Contemporânea. Após, retornamos à sala de aula, e as crianças produziram suas obras, utilizando rolinhos de papel higiênico e outros material disponíveis.

 

domingo, 2 de junho de 2019

REFLEXÕES/ ESTÁGIO

REFLEXÃO


A semana 3 possibilitou novas  aprendizagens, tanto em relação aos PPAs, quanto em relação aos conteúdos obrigatórios do currículo.

Nessa semana levei as crianças à biblioteca para assistirem vídeos no yutube, na busca de resolver as dúvidas e confirmar as certezas sobre os diversos assuntos que estão pesquisando. Também disponibilizamos alguns livros aos grupos de pesquisa, e as crianças buscaram informações.

Sobre isso, cabe uma reflexão mais específica...

Não é fácil desenvolver projeto de aprendizagem e não dispor de um laboratório com internet à disposição das crianças. Incentivei meus alunos a buscarem parceria da família, no sentido de colaborarem em relação ao acesso à internet em casa, seja no computador como no celular. Mas sabemos que nem todas as famílias realmente se engajam nesse propósito. O dia a dia corrido, a falta de entendimento do quanto esse momento é importante pras crianças. É o início da construção da autonomia na busca de novos saberes.

As crianças nunca tinham sido instigadas a buscar. Tudo era dado pronto. Esse momento é tão essencial! Eu realmente acredito que o trabalho com PPAs é essencial nessa fase do operatório- concreto. Segundo Piajet, é nessa fase que a criança desenvolve sua autonomia! E nada mais justo, oportunizar trabalho com PPAs, pois assim, as crianças desenvolvem atitudes de trabalho em equipe, de organização, de iniciativa, de observação, de ressignificação, de responsabilidade, de relevância!

 

Em relação aos conteúdos obrigatórios...

 

As atividades sobre Localização e Deslocamento foram produtivas! A construção do texto coletivo, partindo da localização da nossa sala de aula, focando nas direções esquerda, direita, ao lado, na frente, atrás, facilitou bastante a compreensão. O desenho evidenciando a localização de cada criança na sala de aula deu sentido ao texto construído. Nessa atividade por exemplo, pensamos juntos, as crianças participaram bastante e posteriormente, copiaram esse texto em seus cadernos. Esse tipo de atividade de copiar um texto do quadro, não tem sido uma atividade recorrente em minha sala de aula, no passado foi, hoje não.

Porém, não posso deixar de observar que, nesse caso específico, em que o texto foi construído coletivamente, foi válida a proposta da cópia, pois foi uma cópia com um significado de cooperação. Foi um texto construído e não um texto pronto.

Outra atividade bem legal, foi o Soletrando palavras. As crianças gostaram e foi bem produtiva. Trabalhei a ortografia correta e a oralidade, de uma forma lúdica e participativa.

 

Concluindo...

 

O processo ensino- aprendizagem pode ser mais dinâmico, mais leve, mais prazeroso, tanto para os alunos, quanto para a professora! Essa tem sido uma reflexão constante na minha práxis docente!Tem me guiado no sentido de buscar propor atividades  significativas aos meus alunos. Importante focar nos objetivos e buscar meios de transformar esses objetivos em ações mais eficazes para a construção de aprendizagens.