( O manuseio com argila, possibilita a criança a construção de objetos tridimensionais - fig.acima)
Na semana 6 da interdisciplina eletiva Matemática no ensino fundamental 1, a partir da leitura e reflexões, do texto de Ana Maria Kaleff "Tomando o Ensino da Geometria em nossas mãos", percebi o quanto a grande maioria das escolas de primeiro grau tem dificuldade em desenvolver atividades que favoreçam o entendimento de aspectos espaciaise raciocínio lógico dos estudantes..
Importante se pensar em atividades que despertem a percepção do espaço a nossa volta. Através da observação e da curiosidade é possível se desenvolver atividades que induzam os estudantes a interpretar e criar hipóteses do espaço ao seu redor. Introduzir as crianças no mundo da Geometria, utilizando atividades concretas de construção de objetos do espaço de convívio, fazendo uso de dobraduras, argila, por exemplo.
Penso que nos anos iniciais do ensino fundamental, , o aluno vivencia sua formação integral, em todos os aspectos, e o estudo da Geometria (percepção de espaço e forma), pode e deve fazer parte desses aprendizados. Cabe a escola e aos educadores valorizar esse campo, levando pra dentro das salas de aula essa vivência. Isso ao longo dos anos iniciais, sem dúvida nossos alunos chegarão nos anos finais do ensino fundasmental, com uma bagagem rica em aprendizagens de Geometria, com as noções básicas, e assim aprenderá a gostar do conteúdo, estando preparado pra construir mais e mais conhecimentos do universo da Geometria. É mais do que isso, é o preparo para o pensamento abstrato e dedutivo e a familiaridade com os objetos na perspectiva de largura, altura e profundidade.
A ênfase que cada educador dará a esses aspectos, nos anos iniciais, certamente trará acúmulo de vivências e conhecimento.
Fazendo uma reflexão sobre a dificuldade que educadores de anos iniciais tem, em levar o universo da Geometria aos pequenos,deve ter relação direta com a formação desses docentes. Os cursos não proporcionam leituras e estratégias voltadas para o ensinar Geometria nos anos iniciais. Nem as instituições valorizam esse conteúdo. Isso só ocorre mais adiante, nas etapas posteriores de estudo.
Cabe a cada docente refletir e encontrar espaços onde possa criar estratégias e oportunidades para o estudo da Geometria em suas salas de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário