A construção do Planejamento Didático Pedagógico é um momento essencial para o processo do estágio. Momento de refletir sobre as demandas que o estágio traz e que envolvem desde a observação do contexto da instituição ´e do perfil e características da turma em que vou estagiar, até a organização semanal para a produção dos planejamentos semanais e diários, as reflexões no Diário de Bordo do Pbworks e do Blog, e todos os registros necessários a cumprir.
A construção do Planejamento das nove semanas de prática, requer muito foco e principalmente muita sensibilidade, pois cada ação vai gerar uma reação. Cada proposta de atividade carrega um sentido, um objetivo, que traz o propósito de desencadear um processo de busca e construção de aprendizagens nos alunos.
O estágio é uma experiência desafiadora, mesmo pra uma professora que já vivenciou o dia a dia em sala de aula, com as mais diversas situações, com as mais diversas turmas, com os mais diversos contextos. O novo sempre vai fazer parte desse processo. E o estágio se apresenta exatamente como uma oportunidade de viver e reviver minha práxis, mas agora com um novo olhar, uma nova perspectiva. Do Empirismo ao Construtivismo talvez. Vou deixar que o tempo mostre!!
"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção" (FREIRE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário