terça-feira, 29 de maio de 2018

REINVENTANDO...

Hoje quero registar aqui, uma reflexão bem importante, sobre minha prática ensino-aprendizagem, muito mais sobre minha consciência de educadora.
A cerca de alguns dias atrás, num momento de lazer, num show que fui assistir, encontrei um colega da escola em que trabalhei antes de me aposentar.Fazia um bom tempo que não o via.
Conversa vai, conversa vem, ele comentou que estava em determinada escola, trabalhando 40 horas em sala de aula, com alunos de séries finais do ensino fundamental. No discurso quase que generalizado de muitos professores, senão da maioria que conheço.
Falou do estresse, do saláriuo,da saúde mental,do desencanto...
Lá pelas tantas, eu comentei que estava aguardando pegar um contrato de 20 horas no estado...
A reação foi imediata!

"Não faça isso, tá louca?? Voltar a trabalhar com aluno? Deus me livre! Vai fazer outra coisa guria!"

Minha resposta pra ele foi...

" Eu gosto de trabalhar em sala de aula com aluno. Tenho saudades do dia a dia na escola. E 20 horas vai ser tudo de bom, pois além de fazer o que gosto, ainda terei tempo pra mim!"

Mesmo com meus argumentos, não adiantou...
Ele não captou...
Me respondeu:
'TE REINVENTA""

Saí daquela conversa refletindo sobre o quanto faz diferença o gostar da profissão. Tá na alma, e não tô dramatizando não. Falo inclusive pela minha vivência no chão da escola pública!
Nem toda a professora tem alma de professora. Tem que gostar! Gostar de aluno, gostar de sala de aula, gostar de ensino-aprendizagem...Gosta, gostar,gostar...
Isso não se aprende. Isso se aprimora. Mas a essência vem impregnada na alma do educador.

E falando sobre REINVENTAR...

Esse tempo que estou afastado da escola, e com todas as aprendizagens construídas ao longo do Pead, já posso prever, que ao retornar as salas de aula, estarei me reinventando como professora. Me REINVENTANDO nas minhas práticas, metodologia, nos meus conceitos, nas minhas crenças.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário