quarta-feira, 25 de abril de 2018

EJA/ CONCEITO E FUNÇÕES


Imagem relacionada

A  interdisciplina EJA no |Brasil, tem propiciado conhecer um pouco mais da história da educação de jovens e adultos no Brasil, especificamente na reflexão sobre os sujeitos da EJA, suas características, necessidades e anseios.
A leitura do parecer CEB 11/2000, o parecer de Jamil Cury- Diretrizes Curriculares Nacionais da EJA, estabelece fundamentos e funções da EJA.
"A EJA é uma categoria organizacional constante da estrutura da organização nacional, com finalidades e funções específicas".

A EJA tem funções Reparadora, Equalizadora e Permanente.

A Função Reparadora da EJA estabelece a restauração de um direito negado, proporcionando uma igualdade ontológica de todo e qualquer ser humano. A garantia de uma dignidade a que todos tem direito, e essa dignidade vem do direito a educação, seja em que tempo for.

A Função Equalizadora da EJA garante o resgate do processo não só de alfabetizaçãp, mas também de inserção nos processos de ensino- aprendizagem a que tem direito todo o cidadão. E é esse processo que vai direcionar o exercício pleno da cidadania aos sujeitos, que por diversos motivos, tiveram uma interrupção em seus estudos.

A Função Permanente da EJA vai garantir que o processo de ensino - aprendizagem resgate o direito essencial de todo o cidadão de se desenvolver, se apropriar e construir conhecimento ao longo de toda a sua vida, tendo respeitado sua diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário