quarta-feira, 7 de março de 2018

PRIMEIRA AULA PRESENCIAL DO EIXO VII

Retomando minhas reflexões aqui no blog, acho importante refletir sobre o que foi visto e falado na primeira aula presencial do eixo VII.
Já vislumbro momentos de grandes aprendizagens com o estágio que se aproxima no segundo semestre, bem como, as ricas reflexões no momento da escrita do meu TCC.
Muito oportuna visualização do curta "Escolas Democráticas". Esse adjetivo caracteriza, ou deveria caracterizar, uma escola  aberta a novas possibilidades e com o objetivo de acolher a diversidade.
No video que assistimos na aula presencial do dia 5 de março de 2018, vemos que não é exatamente assim que acontece. No papel essas escolas existem,mas no cotidiano escolar e mais precisamente dentro da sala de aula, as coisas são um pouco diferentes, senão totalmente diferentes.
Uma pedagogia em que o agente da aprendizagem é pura e simplismente o professor. Alunos com o dever de absorver tudo o que o professor transmite, sem liberdade de expressão, sem oportunidade de expor, de questionar, de refletir sobre sua aprendizagem e sobre seu contexto.
O filme explicita muito bem, uma rigidez pedagógica, onde a aprendizagem é definida como "transmissão de conteúdos" pelo professor, sem nenhuma interação com os alunos.

A aula do Seminário Integrador eixo VII, foi bastante reflexiva , pois não importa o tempo que se tem de Magistério, qualquer tempo pode ser tempo de mudança para melhor!

Um comentário:

  1. Que mundo cruel, Denise! Que realidade? Alunos tendo que absorver? Professor transmitindo? Sem liberdade de expressão? Fico pensando, ... Essas aulas formam a quem? E pra o que? Pelo que eu saiba empresas de hoje desejam produtividade. Mas produtividade com trabalho de equipe. Com colaboração, protagonismo e iniciativa. Ah! As empresas de grandes capitais. Ok! Tudo bem. Realmente importa que a toda a hora é tempo de refletir. Também é tempo de formar opinião, se posicionar e levar com a gente colegas de trabalho para que façam aulas melhores. Vamos acreditar. Vamos inspirar. Segue escrevendo que estou por aqui te lendo e compondo contigo. Abraço, Betynha (Tutora PEAD2/UFRGS - VII Eixo - Seminário Integrador)

    ResponderExcluir