quarta-feira, 28 de setembro de 2016

O ensino da Geografia e a Educação Básica

O caminho a ser traçado para que ocorra a alfabetização cartográfica, pode conter vários elementos a serem considerados neste processo, principalmente com a utilização da Cartografia, pois a Geografia lê o mundo por meio da paisagem, a Cartografia é a linguagem que a representa (Moreira: 2012). Conhecer é um processo de investigação e descoberta individual, cabe ao professor provocar este ato.

Interdisciplina Representação do mundo pelos estudos Sociais...Texto esclarecedor e instigante sobre a alfabetização cartográfica de nossas crianças!

Me faz pensar na construção das maquetes realizadas pelo meu quarto ano! As crianças sabem muito! Depende de nós educadores, provocar nelas a exteriorização desse saber!

CONSTRUINDO MAQUETES SOBRE O TRÂNSITO/ QUARTO ANO/ 2016




domingo, 25 de setembro de 2016

Geografia e Cartografia

A leitura do texto "Geografia e Cartografia escolar no ensino básico- uma relação complexa- percursos e possibilidades", de Castrogiovani e Costella, me trouxe muitas reflexões sobre o ensino da Geografia para as séries iniciais. Normalmente, os alunos de quarto e principalmente quinto anos, tem bastante dificuldades em entender o significado dos mapas. No quinto ano, o plano de estudos da escola em que trabalho, propões o trabalho com os mapas.
É complicado desenvolver esse trabalho, visto que os alunos, normalmente vem confusos em relação a disciplina Geografia.Eu, como sou professora do quarto ano na mesma escola, procuro trabalhar com meus alunos do quarto ano, a noção de espaço e localização, através dos pontos cardeais.Atividades como, situar-se no espaço da sala de aula dão inicio ao meu trabalho na disciplina.
Lendo o texto mencionado, percebo que estou no caminho certo! Isso que faço no quarto ano, é exatamente a alfabetização cartográfica. A Geografia ensina a ler o mundo...Essas habilidades devem ser trabalhadas e desenvolvidas desde a educação infantil. Justamente, para quando a criança chegar ao quinto ano e séries posteriores,possa estar familiarizada com a cartografia e aí sim, entender o que é um mapa, como localizar-se e o que ele representa!

Resultado de imagem para imagens escolares com mapas e crianças

domingo, 18 de setembro de 2016

Horta- Parte 2










Na minha aula de sexta- feira, levei meus alunos para a horta, onde eles puderam iniciar o plantio das primeiras mudas e sementes. As crianças escolheram as hortaliças que desejavam plantar. Primeiro limparam o terreno, que já havia crescido um pouco de mato. Depois araram a terra, para finalmente prepararem as mudas e sementes. Foi um belo trabalho. Todos estavam motivados. Contamos com a ajuda de duas engenheiras agrônomas da Ufrgs. A partir de agora, as crianças rrlizarão a rega e acompanharão o desenvolvimento das plantinhas.

Refletindo sobre essa atividade, percebo o quanto é importante a criança participar ativamente da aprendizagem. Vivenciando cada etapa e cada nova descoberta. Isso certamente vai gerar, uma aprendizagem significativa e duradoura.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Horta-Parte 1

Trabalhar Ciências com as séries iniciais, requer organizar atividades que propiciem aos alunos um retorno do que aprendem na teoria. Crianças aprendem de fato, se puderem vivenciar situações em que elas próprias interajam com o meio.
O assunto que dominou minha aula no quarto ano hoje, tratou sobre o preparo da terra para o plantio de mudas e sementes. A leitura de textos informativos e a observação de imagens sobre o assunto, deram embasamento ao trabalho que será desenvolvido pelas crianças nos próximos dias, nas próximas semanas. 
Uma horta foi construída no terreno que fica dentro da escola.Estagiários de Agronomia da Ufrgs estão desenvolvendo um projeto em parceria com a escola, e a construção da horta é um dos projetos. As primeiras mudas a serem plantadas, serão de alface, tomate, rabanete e salsinha. 
Trabalhei em sala de aula com as crianças sobre os cuidados com o solo antes de iniciar o plantio, e posteriormente, após o plantio, os cuidados para que as mudas vinguem.
A turma está animada para o trabalho na horta!
Logo, estarei postando fotinhos  da nossa horta!

sábado, 10 de setembro de 2016

Refletindo a respeito das minhas vontade, dos meus objetivos...

A vida é feita de ciclos...E somos nós que construímos esses ciclos. 
É a nossa vontade e a nossa luta, que faz nossas expectativas acontecerem de fato! Um ciclo termina e outro começa. Assim estou! Finalizando um belíssimo ciclo e projetando minhas expectativas em um novo ciclo que está a começar. Daqui uns dias finalizo mais de vinte anos de sala de aula. Uma trajetória linda, de altos e baixos. Sim! Nada é maravilhoso o tempo todo! Assim como, as coisas não são ruins o tempo todo! O dia a dia, e a nossa capacidade de superar os obstáculos, é que vai fazendo a vida acontecer. Eu estou encerrando essa etapa, mas estou construindo um novo caminho. E pra isso, eu vou continuar firme no Pead! Eu preciso concluir a graduação. Eu quero ser orientadora educacional, em breve. Vou buscar superar as minhas dificuldades, mas tenho certeza, tenho a experiência, a vivência necessária para isso. Pois bem, se para realizar meu objetivo, eu tenho que me graduar, então é isso mesmo que vai acontecer. BEM VINDO EIXO IV!! 

( Postagem referente a primeira semana de setembro/ 05/09/16)