segunda-feira, 25 de março de 2019

EXPECTATIVAS ESTÁGIO 2019/1

Realizarei meu estágio curricular obrigatório nesse semestre. A escola em que vou fazer a prática será o Colégio Estadual Ruben Berta, uma escola em que trabalhei de 2004 até 2012. Nessa escola eu tive regência de classe em anos iniciais, tinha 40hs. A escola fica situada no bairro Vila Jardim, é uma escola grande, possui ensino médio inclusive.
Escolhi estagiar no Ruben Berta  por que, além de gostar da escola, fica perto da minha casa e é uma escola com uma boa  infra estrutura, como biblioteca espaçosa e com um bom acervo para os anos iniciais, um laboratório de informática, salas de aula amplas, etc
A equipe diretiva é comprometida, e a titular da turma em que vou estagiar foi na minha colega na época em que trabalhei no Ruben, e temos um bom vínculo.
Vou estagiar num terceiro ano, o que para mim é um desafio novo, pois nunca trabalhei com terceiro ano. Sempre lecionei para quarto e quinto anos, mas estou confiante que  esse desafio será positivo.
Já tenho algumas ideias para o foco do meu estágio. Pretendo focar meu projeto em leitura e escrita, com ênfase na interpretação e expressão oral dos alunos.Pretendo trabalhar a interdisciplinaridade, integrando Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Estudos Sociais e Artes, desenvolvendo ao menos dois projetos ao longo da minha prática.

POR QUE  TRABALHAR PROJETO?

O trabalho com projeto de aprendizagem, dinamiza o processo de ensino aprendizagem, integrando as crianças na construção de aprendizagens. As crianças passam a ser protagonistas no processo, deixando de ser a parte passiva, que só recebe informações. Ao contrário, os alunos observam, compartilham informações, traçam estratégias na busca do conhecimento. Com isso, o aluno desenvolve a sua autonomia, constrói hipóteses e interage com seus pares.

A sala de  aula passa a ser um local mais  agradável ao aluno, pois na medida que esse aluno participa da construção do processo de aprendizagem, sente-se incluido nesse espaço de ensino e troca de saberes.

De acordo com Léa Fagundes, as crianças "são aprendizes do futuro", e a aprendizagem por projetos impulsiona essa busca e ressignificação do aprender!
Ressignificação sim! Convém não esquecer, que as crianças não são tábula rasa. Cada criança carrega seu saber, construídona família, na socieda, nos espaços em que ela convive. Portanto esses saberes vão sendo compartilhados com seus pares e  sofrendo transformação, adquirindo novos significados.


Para concluir, gostaria de citar Paulo Freire...

   Resultado de imagem para pensamentos de Paulo Freire

Um comentário: