terça-feira, 21 de agosto de 2018

INICIANDO O EIXO VIII DO PEAD

Ontem, 20 de agosto de 2018, iniciou o oitavo semestre do Pead. Já iniciando com muitas expectativas, em função do estágio que se aproxima. Tivemos a oportunidade de ouvir alguns professores e tutores que irão nos acompanhar nessa caminhada.
Refletindo sobre tudo que ouvi, uma fala em especial me fez pensar...

O estágio é a oportunidade de repensar e aplicar tudo o que foi aprendido durante o curso, sempre refletindo nas novas práticas, buscando promover um ambiente frutífero de aprendizagens. Porém, isso não significa excluir as vivências passadas como educadora. Absolutamente não é por aí!
Desconstruir tudo o que não foi construtivo, como práticas ultrapassadas e cristalizadas que em nada acrescentaram, esse é o fator que se deve repensar. Mas o que foi bom, o que gerou avanços, o que permitiu trocas, afetos e construções positivas, isso deve permanecer. A caminhada até aqui, teve coisas boas e também nem tão boas, mas mesmo com as coisas nem tão boas pode-se aprender!
No mais, espero particularmente, desconstruir minhas práticas, as velhas práticas, tirando de minha experiência como educadora, o que foi produtivo, o que nunca sai de cena, como o respeito, o interesse, o entendimento com todos, na medida do possível, pois é dever de educadores conscientes, preparar o ambiente, pra que se torne frutífero, que todos se sintam bem e que possam compartilhar aprendizagens.
Realizarei meu estágio, na escola em que trabalhava quando me aposentei, no final de 2016. Escola Estadual de Ensino Fundamental Açorianos, com uma turma de quinto ano, onde há muita defasagem de idades e segundo o que me foi passado pela direção, uma turma com dificuldades de aprendizagem. Certamente os desafios não serão poucos, mas estou em processo de construção e desafios são bem vindos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário