NOVOS APRENDIZADOS RELATIVOS A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA
Quero registrar um pouco desses novos aprendizados que estou conquistando com os estudos na interdisciplina Fundamentos da Alfabetização.
Nosso cérebro possui MEMÓRIAS DE LONGO PRAZO, aquelas que aprendemos e queremos armazenar, MEMÓRIAS DE CURTO PRAZO, que são as de horas e meses que ainda não foram muito trabalhadas ou que não consideramos essenciais de serem colocadas na memória de longo prazo, e também temos a MEMÓRIA DE TRABALHO, uma espécie de mesa de trabalho, que acionamos com as ideias a serem mantidas na consciência.
Me chamou atenção a afirmação de que uma informação deve ser repetida muitas vezes para que seja fixada na memória de longo prazo.
Me fez pensar num conteúdo que tenho trabalhado com minha turma de quinto ano, não necessariamente sobre alfabetização, mas na disciplina de Matemática, as expressões numéricas com parênteses, colchetes e chaves.Quando explico, repasso diariamente com os alunos os procedimentos, a ordem de resolução de cada operação.O processo é reforçado nas aulas e é de extrema importância para que eles realmente aprendam e consolidem esse aprendizado na memória de longo prazo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário