terça-feira, 27 de dezembro de 2016

SÍNTESE EIXO IV PRONTA!!

Síntese concluída!! Agora é partir para a preparação do workshop- apresentação. Elaborar o power point com as aprendizagens mais significativas, expondo o trabalho realizado junto aos meus alunos. Mais uma vez tenho que tomar cuidado no tempo de apresentação!! Quando começo a falar sobre meu trabalho, minhas aprendizagens, minhas dificuldades, o tempo é pouco pra tudo que gostaria de falar. É necessário que eu tenha concentração e evite me estender na fala, relatando o essencial. Tudo é questão de treino e esforço. Que venha o workshop eixo iv!!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

INICIANDO A CONSTRUÇÃO DA SÍNTESE EIXO IV

Ontem iniciei a construção da minha síntese do eixo IV. Muitas reflexões a cerca das interdisciplinas desse semestre. Certamente tive muitas aprendizagens. Também algumas dificuldades nesse trajeto.
Mais uma vez devo refletir na questão referente ao recebimento de críticas. Como é difícil aceitar as críticas. Eu passei por isso a pouco tempo. 
Oportunidade de repensar algumas atitudes. Tentar melhorar. Mas certamente, também me dou conta de que nem sempre quem critica tem razão. Muitas vezes essas críticas são injustas!
De qualquer maneira, vejo os dois lados da crítica. Tenho que me esforçar pra melhorar a questão do tempo, no momento de apresentar trabalhos. Respeitar o meu limite, sabendo que se ultrapasso o meu tempo, entro no tempo de alguém. E isso realmente não é legal.
Por outro lado, não concordo em ser julgada ,sem ao menos quem me julga, me conhecer de fato.
Falar em ego inflado é pesado! Enfim, o Pead mais uma vez vem me trazer reflexões, exame de consciência e quem sabe, uma melhora de atitudes. Afinal, sempre se pode melhorar.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

APRESENTAÇÃO / projeto

"Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto". ( HERNÁNDEZ : 2000, pág. 88).


O eixo IV e o trabalho sobre construção de um projeto, me propiciou aprendizagens bem significativas em relação ao assunto.
Até então, eu não tinha a ideia exata, de como iniciar a trabalhar com projetos efetivamente. Segundo o autor citado acima, o projeto é gerado a partir de perguntas, a partir de dúvidas geradas pelas perguntas. Então, parte-se para a pesquisa, buscando as fontes que irão indicar as certezas. Mas essas dúvidas e essas certezas geradas a partir das pesquisas feitas, podem ser provisórias e se tornarem absolutas. Ou não!! As respostas encontradas nem sempre irão estabelecer certezas definitivas.
O mais legal no trabalho com projetos, é justamente o "buscar" as respostas, que nem sempre estarão prontas. Essas respostas, muitas vezes levarão a novas " buscas", e poderão nos trazer novas dúvidas também. O envolvimento no projeto é que vai trazer aprendizagens efetivas. O importante é estar aberta para " desestruturar"! Sim! As pesquisas em cima do projeto, muitas vezes vão fazer cair nossas convicções e certezas que achávamos que tínhamos. Mas uma coisa é certa: Trabalhar com projetos sempre vai agregar conhecimentos, e esse é o objetivo maior do projeto. 

TodasS as coisas podem ser ensinadas por meio de  e buscar evidências sobre o assunto". 

sábado, 3 de dezembro de 2016

Resultado de imagem para imagem docão lobo Taymir


PROJETO "DOMESTICAÇÃO DE ANIMAIS"

Como foi gerado o projeto?

Na interdisciplina Seminário Integrador eixo IV, a turma foi agrupada por afinidades de perguntas. As perguntas que geraram mais expectativas e curiosidades, aproximaram as colegas entre si e formaram os grupos distintos. O meu grupo se formou a partir da pergunta " Como ocorreu a domesticação de animais e quais os animais primeiramente domesticados?"

O projeto gerou pesquisas...

Cada integrante do grupo teve a tarefa de iniciar as pesquisas, a fim de buscar informações precisas sobre a questão levantada. Eu, particularmente, foquei  sobre início da domesticação do cão. Como? Onde? Quando? Essas perguntas me trouxeram dúvidas, porque as respostas eram muitas!A seriedade com que essas questões são tratadas foi o que me guiou a escolher os sites que melhor responderam as minhas dúvidas. Mas um projeto se constrói com o grupo. Sendo assim, as trocas e conversas on line foram necessárias. 
O que significa domesticação?

Processo iniciado na Pré- história, uma seleção dos seres vivos considerados úteis para suprir as necessidades humanas.Este processo gerou uma série de modificações nas características originais dos seres domesticados, gerando as sub espécies.Subespécie é quando duas ou mais populações de uma mesma espécie se separam indo viver em regiões diferentes. Os grupos sofrem mutações com o tempo, aparecendo diferenças genéticas, surgindo novas raças da mesma espécie.
Quando começou o processo de domesticação do cão?

Estudos recentes realizados pela Universidade de Harvard,  sugerem que os cães foram domesticados entre 27 mil e 40 mil anos.Essa descoberta foi gerada a partir da análise de um fragmento de mandíbula de um cão que viveu na Sibéria, o chamado cão lobo Taimyr. O DNA prova que o cão Husky moderno compartilha a ancestralidade ( genes comuns), com o lobo que vivia na Sibéria a 35 mil anos.
Isso faz supor, que os cães surgiram de duas raças diferentes de lobos.O original, , e o mais amigável, o lobo mais manso, que estabelecia uma aproximação com os humanos. Esses lobos, foram adquirindo uma outra característica comportamental, tornando-se cada vez mais amigáveis e próximos dos seres humanos, foram aumentando a complexidade dos latidos para a comunicação com os seres humanos e adquirindo uma nova aparência. 
 O lobo Taimyr representa
 o mais recente ancestral comum de lobos e cães.

Curiosidades a respeito do início da domesticação

Os lobos rondavam os acampamentos em busca de alimento. Os filhotes principalmente, foram se aproximando e criando uma espécie de vínculo com os seres humanos. Esse vínculo tinha como objetivo, adquirir alimentos. E esses filhotes de lobo foram ficando junto aos humanos. Esses filhotes adquiriram mais chances de sobreviver e gerar descendência.


Concluindo...

 Ao longo dos séculos, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães, surgindo então uma grande variedade de raças.

dog_history_tree.jpg

As raças conhecidas hoje, são resultado da seleção artificial, feita com lobos e raposas, baseada em características como a docilidade e a inteligência, características essenciais para a domesticação.