domingo, 24 de julho de 2016

Síntese enviada

Alivio e sentimento de dever cumprido! Importante registrar aqui o quanto as reflexões do eixo III trouxeram questões importantes a cerca do desenvolvimento infantil. O lúdico esteve presente nos estudos do eixo III. A importância do brincar para o desenvolvimento global da criança. A musicalidade latente na criança e a expressividade que ela provoca. O desenvolvimento da leitura atrelado a práticas diversificadas em sala de aula. E os estudos de Libras, trazendo a realidade enfrentada pelos surdos no Brasil. A importância das escolas bilíngues, trazendo a verdadeira inclusão!Muita coisa boa vi e aprendi nesse eixo do Pead! Estou bem feliz com meus aprendizados. Estou me formando pedagoga e tudo o que tenho vivenciado no curso, vem acrescentando na minha formação. Dificuldades fazem parte, mas não devem ser motivos para desanimar. Ao contrário! Elas fazem parte da trajetória de qualquer profissional. Que venha mais Pead! 

quinta-feira, 7 de julho de 2016

DIFICULDADES GERAM APRENDIZAGENS


Importante registrar por aqui, além das descobertas e novas aprendizagens, minhas dificuldades também...
Nesse semestre, minha maior dificuldade, sem dúvida, foi na interdisciplina Libras! Muito comṕlicado pra mim, entender essa linguagem. Nunca tive nenhum contato ou o mínimo de conhecimento sobre Libras. Cada tarefa a ser postada, tem sido uma enorme dificuldade pra mim. O pouco tempo de estudos( um semestre), não é suficiente, para que se aprenda de fato, uma  nova lingua.
Apesar disso, estou sendo avaliada pelas tarefas. Na medida do possível, tenho tentado dar conta de tudo que é solicitado, mas não nego, cada vídeo que tenho para interpretar, gera muita dificuldade pra entender. Espero que isso seja levado em conta na hora da avaliação: o ESFORÇO em aprender.
Acho linda a maneira dos surdos se comunicarem e se expressarem, os gestos, a expressão facial e corporal, o movimento das mãos, porém penso que por ser novo pra mim, parece muito mais difícil.
Eu gostaria realmente de conseguir entender Libras. E poder me comunicar com os surdos, caso venha a ter alunos que fazem uso da língua de sinais!