LIBRAS...LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS
Certamente essa será mais uma das interdisciplinas que me despertará interesse!
A linguagem de sinais parece difícil, mas desperta muita curiosidade. A maneira como os surdos se comunicam entre si vai além dos sinais feitos com as mãos. A linguagem dos olhos também tem uma importância enorme! Os surdos falam com os olhos e complementam essa fala usando os sinais. Ou seria o contrário? Isso vou descobrir no decorrer do semestre, com as leituras e aprendizagens da interdisciplina.
Estou feliz por ter essa oportunidade de mergulhar no mundo dos surdos.
Já me chamou atenção, o fato de que os surdos não aceitam que os definam como "diferentes". Eles não se vêem assim. Eles apenas tem um modo de se comunicar,um pouco mais complexo do que das outras pessoas que não são surdas. Mas no mais, eles podem ter um cotidiano bom, podem estudar, podem fazer as coisas que as outras pessoas fazem. Tenho muita curiosidade de conhecer esse universo e de aprender a linguagem de sinais.
Quem sabe até, no futuro, poder conviver de perto com essa realidade um pouco diferente da minha!
Olá Denise Prades!
ResponderExcluirA expressão facial e o olhar complementam os gestos das mãos. Essa expressão muda completamente o significado do sinal, conforme vimos na primeira aula presencial...mas vamos aprender mais no decorrer da interdisciplina que a recém se inicia.
Esse mundo pouco diferente do seu, pode se torna presente em sua sala de aula e como professoras, devemos estar capacitadas para tal.
Abr@ço!
Att, tutora da interdisciplina de Libras do PEAD/UFRGS.