quarta-feira, 21 de outubro de 2015

ESCOLARIZAÇÃO

As leituras dos textos A Maquinaria escolar e ( Des) encantos da Modernidade Pedagógica possibilitaram-me muitos aprendizados. Conhecer um pouco a história da educação nos séculos passados foi de uma riqueza cultural imensa. 
As escolas da década de vinte e trinta com suas dificuldades muitas vezes me remetem a dificuldades atuais que vejo acontecer nas escolas públicas estaduais. A falta de materiais, prédios sucateados, falta material de limpeza, etc.
No passado a igreja detinha o monopólio da educação, centralizadora organizava e estabelecia as regras. Castigos físicos eram comuns na época, o que era uma incoerência, visto que cristãos deveriam zelar por boas condutas e paciência! Já naquela época os pobres eram excluídos e os ricos educados para perpetuar o poder.
Depois, a igreja passou a dividir a responsabilidade de educar, com os sistemas municipais de ensino.Dificuldades não faltaram para que o ensino público se firmasse. 
A igreja assumiu o ensino privado e os governos municipais ficaram com a tarefa de oferecer o ensino público. 
Os textos foram difíceis, mas muito ricos em aprendizagens para mim!

Um comentário:

  1. Denise
    A cada semestre muitas aprendizagens, que bom postares este teu crescimento e visão sobre a dificuldade de ler os textos, mas fizeste uma síntese interessante sobre os textos.
    Hoje a educação é laica, mas ainda predomina em muitas instituições educacionais o crucifixo...algo a se atentar.
    Bjs Lú

    ResponderExcluir