Especificamente, no bloco 4, referente às produções Gráfico- Plásticas das crianças, optei por desenvolver atividade usando materiais diversos. Para realizar atividade dentro dos trabalhos com os projetos, na meta 4, contextualização das diversas aprendizagens, as crianças produziram trabalhos com tinta, lápis de côr, tendo como material bandejas de papelão, diferente de outros materiais a que estão acostumados a pintar.
As crianças se reuniram por grupos dos temas dos PPAs, TORRE EIFFEL, ANIMAIS EM EXTINÇÃO (CERVO DO PANTANAL E TUBARÃO- TIGRE, CURIOSIDADES DA LUA, DO SOL, DA TERRA0, LOSANGELES( CALÇADA DA FAMA), CULINÁRIA,E EU PROPUS QUE AS CRIANÇAS criassem livremente IMAGENS RELACIONADAS AOS TEMAS DOS PROJETOS CONTEMPLADOS. pROPUS QUE NÃO SE PREOCUPASSEM COM O POLITICAMENTE CORRETO, OU A PERFEIÇÃO EM DETALHES, MAS SIM, DEIXASSEM FLUIR AS IMAGENS E POSTERIORMENTE REGISTRASSEM NA TELA (BANDEJA) , USANDO OS PINCÉIS E TINTAS, E LÁPIS COLORIDOS.
ALGUNS COMENTÁRIOS AO LONGO DASPRODUÇÕES...
Uma aluna (J), " profe posso pintar ao redor da bandeja?"
Minha resposta, " podes pintar livremente, como achares melhor"
Um aluno ( A), "pintar no papelão é melhor, parece que a tinta aparece mais"
Um aluno (V), " posso misturar tinta e lápis de cor ao pintar?"
Minha resposta, "tens liberdade na tua criação"
Uma aluna (M), "profe vou desenhar as comidas a lápis, em todo a volta da bandeja e depois pintar as comidas com tinta colorida, pode ser assim".
Minha resposta, " vai ficar lindo!!".
ALGUMAS REFLEXÕES IMPORTANTES...
Percebi que as crianças ainda tem resistência em realizar atividades de pintura em materiais diferentes daqueles como folha de ofício ou similar. No módulo 4, assim como no módulo 3, em que realizei a pintura em vidro, as crianças iniciaram com certa insegurança, depois os trabalhos fluiram e as produções foram aparecendo.
Também percebi que, as crianças parece seguirem determinados padrões na pintura de imagens por exemplo. Mesmo a proposto do módulo 4, da pintura em alusão aos temas dos projetos, elas poderiam criar a partir desses temas, fazendo referência, mas não necessariamente reproduzindo imagens fielmente!
Penso, que é necessário mudar o foco do trabalho em Artes, fugir dos padrões impostos. O que quero dizer com isso? Levar Arte para dentro da escola e da sala de aula de maneira mais livre, e oportunizando às crianças, momentos de pura criação, usando materiais distintos. As crianças parece que tem medo de produzir Arte, muitas ainda tem a ideia de que só faz Arte quem sabe desenhar, quem sabe pintar, quem sabe produzir com perfeição. Importante mudar esse paradigma.
A Arte Contemporânea contempla todo tipo de produção!! Seja o material mais simples do dia a dia. Então é isso! Bora propiciar às crianças vivências significativas em Arte!
ABAIXO IMAGENS DAS PRODUÇÕES DA TURMA 43

















