sexta-feira, 7 de julho de 2017

REFLEXÕES SOBRE O EIXO V





Ao finalizar o eixo V do Pead, penso que é o momento de parar e refletir à cerca das aprendizagens proporcionadas nas interdisciplinas. 

Farei um breve relato das aprendizagens mais significativas para mim, em cada uma das interdisciplinas do eixo V:

PROJETO PEDAGÓGICO EM AÇÃO

Simplesmente maravilhosa a oportunidade de aprender como se desenvolve um projeto de aprendizagem com os alunos. Etapa por etapa, desde a Meta 1 com a disparada das perguntas geradoras do projeto, passando pela Meta 2 quando elaboramos o quadro de dúvidas temporárias e certezas provisórias. Depois o acompanhamento das pesquisas e orientação do trabalho junto as crianças, com a construção do Mapa conceitual na Meta 3. Meta 4, o plano de ação do projeto, onde foram registradas cada etapa e suas aprendizagens, concluindo com o relatório final na Meta 5. Sinto não ter desenvolvido o projeto numa turma minha, pois tive que aplicar em turma de outra professora, na verdade de uma amiga e ex colega, o que foi bem produtivo. Mas acredito que o projeto renderia muito mais, se eu pudesse estar presente diariamente com as crianças. Mas foi válido, com certeza.

HIGIENE E SAÚDE<br />

PSICOLOGIA DA VIDA ADULTA

Na interdisciplina de Psicologia fomos motivadas a pesquisar, buscar conhecimentos para construir nosso trabalho em grupo sobre Medos na vida adulta.Ou seja, construímos nosso projeto de aprendizagem, pois o assunto das pesquisas foi escolhido por nós mesmas. Buscamos sites, livros, experiências vivídas, e assim elaboramos nosso trabalho. Depois tivemos o momento de compartilhamento das aprendizagens com as colegas da turma.  Foi bem interessante!


Resultado de imagem para imagens de Psicologia

ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

A interdisciplina me ajudou a entender melhor a organização da escola nos âmbitos administrativo, financeiro e pedagógico. O que é de fato uma Gestão democrática?A diferença entre gestão patrimonialista e gestão democrática, a real importância do PPP e do Regimento escolar dentro da escola como identidade da escola. Mas sem dúvida o que mais me chamou atenção foi o estudo sobre as Instâncias Colegiadas como espaços de participação na gestão democrática. O Conselho escolar e sua força dentro da instituição escolar, como propiciador de diálogo e processos coletivos de participação de cada segmento de dentro da escola.

Resultado de imagem para imagens de instâncias colegiadas

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Iniciamos conhecendo os conceitos estruturantes para uma gestão democrática, e a partir de então, tivemos a possibilidade de ter um olhar mais apurado para a escola onde exercemos nossa prática. Quais as características da administração? Que tipo de organização escolar? É de fato uma escola com objetivos bem definidos a respeito da formação para a cidadania? 
Muito interessante as aprendizagens referentes aos tipos de concepções de organização  e gestão, de Libaneo( 2013).  As políticas curriculares de avaliação na educação infantil e as Diretrizes curriculares Nacionais como instrumentos de mudanças, mas não uma garantia da mudança.

Resultado de imagem para imagens da LDB


SEMINÁRIO INTEGRADOR V

No eixo V do Seminário, tivemos que analisar as escritas do blog. Aprendi a identificar essas postagens em descritivas, questionadoras e reflexivas. Achei de grande importância, pois foram momentos de analisar e identificar o que realmente venho escrevendo. Achei ao mesmo tempo complicado analisar a escrita da colega de dupla. Eu entendi como reflexiva, a postagem que sugeria aprendizados, mas não houve consenso entre eu e minha colega, acredito que cada uma tem sua visão de reflexão e aprendizagem. Mas de maneira geral, essa atividade me ajudou a reorganizar minhas escritas no blog daqui pra frente.


Resultado de imagem para imagens de seminario integrador



sábado, 1 de julho de 2017

ANÁLISE DAS POSTAGENS/ FECHAMENTO

Denise- Reflexão Final- Mom 2

As análises das postagens ( blog da colega Anaí e meu próprio blog),  realizadas durante o semestre V, propiciaram momentos de reflexão e trouxeram um novo enfoque para as escritas no blog. No primeiro momento surgiram muitas dificuldades em relação a realização das análises, que deveriam ser classificadas em descritivas, questionadoras ou reflexivas. Primeiro porque eu nunca tinha realizado este tipo de classificação, segundo porque a própria atividade em si gerou dúvidas, principalmente no momento da análise e consenso, que na verdade não houve, pois eu e minha colega Anaí não chegamos de fato a concordar com a classificação de uma e de outra. Para mim, postagens reflexivas indicam momentos de pensar sobre e a partir desse pensar, acontecer uma transformação. Sendo assim, muitas das minhas postagens eu classifiquei como reflexivas. Porque trouxeram uma mudança, seja na minha maneira de pensar, como na minha prática. A colega Anaí classificou pouquíssimas postagens minhas como sendo reflexivas. Não houve nenhum consenso nos eixos I e II das análises.  Na minha visão, predominaram as postagens reflexivas e descritivas no meu blog, tanto nos eixos I e II, como nos eixos III e IV. Interessante, que eu não considerei como questionadoras quase nenhuma postagem. Mas a colega classificou como questionadoras, a maioria das minhas postagens.
Em relação ao blog da colega, a maioria das postagens dela foram classificadas por mim como descritivas, em todos os quatro eixos analisados, havendo uma pequena mudança no eixo IV, onde encontrei algumas postagens questionadoras. Muito poucas reflexivas. Acredito que a grande disparidade entre a maneira de analisar encontra-se no fato de que cada uma é que vivenciou suas mudanças, talvez seja esse o motivo da falta de consenso.
A atividade foi válida, apesar de ter gerado muitas dúvidas no início. Ao realizar as análises, fui me dando conta da importância do blog, como espaço de reflexão, de questionamento, e de registro simplesmente, do meu dia a dia, da minha prática como profissional da educação e como aluna de graduação em Pedagogia. Me dei conta de como posso enriquecer meu blog, inserindo pensamentos de autores que admiro, citando aprendizados das interdisciplinas, aprofundando minhas reflexão.

Acredito que os três tipos de postagem são importantes. As descritivas são o registro de ações importantes, de observações. As questionadoras levantam as dúvidas, fazendo pensar. E as reflexivas evidenciam transformações e mudanças.